quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Vasco anuncia aposentadoria de Juninho; Ídolo dá adeus na segunda



Maratona de DVDs, internet e insônia marcam última pré-temporada de Juninho
Vasco repete dose, goleia Audax e assume vice-liderança do Carioca
Eurico em versão light e ligado nas redes sociais. Será que o Vasco quer?
Juninho Pernambucano decide se aposentar imediatamente, diz jornal

Agora é oficial. O Vasco confirmou nesta quarta-feira a aposentadoria de Juninho Pernambucano. O veterano desistiu de disputar o Campeonato Carioca por conta da dificuldade em recuperar a forma física. O presidente Roberto Dinamite anunciou a decisão após a goleada cruzmaltina por 4 a 0 sobre o Audax, em Volta Redonda. O ídolo se despede oficialmente em uma entrevista coletiva na próxima segunda-feira.

"Quero tornar oficial a decisão do Juninho Pernambucano. Conversamos e ele decidiu encerrar carreira. Na segunda-feira, o jogador vai dar uma coletiva para se despedir como atleta do Vasco", afirmou o mandatário.

"Foi um privilégio trabalhar em período curto com o Juninho. Sei que é difícil passar por isso. A carreira, a história, conquistas, um exemplo de profissional... Tem uma história muito bonita aqui e sempre será lembrado", disse o técnico Adilson Batista.

Juninho não participou das últimas três atividades do Vasco no estádio de São Januário. Inclusive, nesta quarta-feira chegou a ser visto surfando na Praia da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Agora, o ex-meia deve se dedicar ao trabalho de comentarista e também tem planos de assumir algum cargo futuro no Lyon-FRA.

O ídolo da torcida estava afastado dos gramados desde novembro do ano passado, quando sofreu uma lesão em dois músculos adutores da coxa direita. Apesar disso, renovou o seu contrato com o Vasco no início de 2014 para atuar até 30 de maio e tentar "apagar a mancha" com o rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Na semana passada, foi regularizado e liberado para jogar. Mesmo assim, não chegou a entrar em campo. Na pré-temporada, na cidade de Pinheiral, interior do Rio de Janeiro, Juninho deixou claro que poderia parar antes do encerramento do torneio regional, já que enfrentava dificuldades para recuperar a forma física considerada ideal após a lesão muscular.

Juninho começou a carreira no Sport Recife e atuou por mais de 20 anos como profissional. Ele disputou quase 800 jogos, marcou mais de 200 gols e ficou conhecido pela qualidade e técnica refinada para executar cobranças de falta. O ex-camisa 8 virou ídolo do Lyon-FRA e principalmente do Vasco.

Chamado pela torcida cruzmaltina de "Reizinho", está entre os maiores vencedores da história do clube. São seis títulos: Campeonato Brasileiro (1997 e 2000), Campeonato Carioca (1998), Copa Libertadores da América (1998), Torneio Rio-São Paulo (1999) e Copa Mercosul (2000).

Juninho Pernambucano mata treino e pode se aposentar


Parar de jogar futebol para um jogador profissional é sempre complicado, mas parar antes de conseguir ajudar o clube em que é ídolo deve ser muito mais difícil. Aos 39 anos de idade, o meia Juninho Pernambucano pode estar chegando a essa conclusão. Depois de se reapresentar para a pré-temporada do Vasco meio a contra gosto, o Reizinho vem enfrentando problemas para retomar a forma física e já começou a falar com o dirigente cruz-maltinos sobre a possibilidade de nem disputar o Campeonato Carioca.
 
Fim da linha? Juninho Pernambucano não aparece em treino e pode se aposentar
 
“Nossa relação com o Juninho é muito boa. O mínimo agora que temos que fazer é sentar e conversar. Não quero falar nada antes de conversar com o jogador. Acima de tudo, Juninho é um grande ídolo da história do Vasco. Por respeito a isso, temos que conversar. Na minha cabeça, (a aposentadoria) não é oficial”, resumiu o presidente Roberto Dinamite, por telefone, ao site “globoesporte.com”.
 
Juninho vem cumprindo uma programação de treinos especiais depois de ter se recuperado da grave lesão muscular sofrida em novembro do ano passado, em jogo contra o Santos, no Campeonato Brasileiro. Desde que se reapresentou para a pré-temporada, já havia avisado que se sentisse que não conseguiria jogar em alto nível, iria encerrar a carreira.
 
 
Na última segunda-feira, o meia treinou em horário separado do elenco, na terça ficou apenas na academia e nesta quarta-feira era esperado em São Januário, mas não apareceu. Ele foi visto surfando na praia da Barra da Tijuca.
 
O contrato de Juninho com o Vasco é válido até maio deste ano. Ele voltou ao clube cruz-maltino no meio do ano passado. Apesar de conseguir
disputar algumas boas partidas, ele não conseguiu evitar o rebaixamento da equipe para a série B. E para piorar ainda se lesionou e ficou fora dos últimos cinco jogos do ano. Nas férias a ideia de se aposentar ganhou força, porém a diretoria vascaína conseguiu convencer o ídolo a pelo menos tentar se recuperar durante a pré-temporada.
 
Procurada, a assessoria de imprensa do jogador confirmou que ele deve se pronunciar nos próximos dias.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Velocidade no ataque e antecipação no pênalti elevam a noite de Montoya

montoya vasco pênalti friburguense (Foto: Marcos Tristão / Agência O Globo)

Depois de algumas atuações sem brilho em 2013 e um período no ostracismo, Montoya fez a diferença pela primeira vez neste domingo, em São Januário. O colombiano comandou a goleada por 6 a 0 sobre o Friburguense com arrancadas, dribles e um gol de puro oportunismo. Segundo o xodó da torcida, o que lhe facilitou e também ajudou o Vasco a engrenar em campo foi a rapidez ofensiva.

- O time tinha que ter mais volume de ataque, e hoje tivemos. Foi fundamental a velocidade que tivemos para meter os gols - explicou Montoya.

No lance em que desencantou, a jogada teve origem com o erro do pênalti de Edmílson - sofrido pelo camisa 11. O meia, então, surgiu por trás da defesa e tocou no cantinho do goleiro. Ele revelou que quando Fellipe Bastos desperdiçou outra cobrança, na estreia do Carioca, poderia ter conseguido o mesmo, mas não estava atento o suficiente.

- Tentei ser rápido para pegar o rebote, porque sabia que podia acontecer de novo. Cheguei antes, diferentemente da outra vez em que não consegui. Foi uma linda oportunidade. Estava esperando desde muito tempo, espero saber fazer o que necessita para ajudar o time.

Montoya provavelmente garantiu sua vaga de titular. Neste jogo, ele substituiu Reginaldo, que ainda não está liberado pelo departamento médico para enfrentar o Audax, quarta-feira, em Volta Redonda, pela quarta rodada do Campeonato Carioca.


Adilson valoriza gringos e evolução do Vasco: ‘Fomos convincentes’

Martin Silva vasco e friburguense (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)

A goleada de 6 a 0 do Vasco sobre o Friburguense serviu para aliviar o clima em São Januário. O time de Adilson Batista aproveitou bem a fragilidade do time da Região Serrana e construiu a vitória com facilidade. Para ser ainda mais positivo, a partida teve boas estreias de Martín Silva e Aranda, passe preciso para gol de André Rocha e gol de Marlon, ambos novatos nas laterais, além de um golaço do reserva Rafael Vaz. Ou seja, um jogo que levantou o astral do elenco de maneira geral.

- Foi importante essa vitória. Preciso enaltecer e parabenizar todos pela disposição, dedicação e entrega. Era importante vencer para que a equipe adquira confiança e tranquilidade – disse o técnico Adilson Batista.

Animado, o treinador ainda deixou no ar a possibilidade da chegada de mais um estrangeiro ao comentar a atuação dos gringos. Ramirez, do Corinthians, ainda pode ser contratado, apesar das dificuldades da negociação por empréstimo.

- Vamos para o quinto, né, Rodrigo – avisou Adilson, olhando para o diretor de futebol Rodrigo Caetano, que, após a coletiva, disse que não tinha nada para falar. E que só comenta qualquer contratação após a transação concluída. 

Confira abaixo a integra da coletiva de imprensa do treinador do Vasco:

Evolução

- Iniciamos o trabalho não tem nem 20 dias, praticamente 18 dias, pouco tempo. Acho que fizemos um bom primeiro jogo, poderíamos ter vencido. No segundo houve dificuldades, mas hoje a equipe estava mais solta. Marcamos bem, trabalhamos bem a bola e finalizamos a gol. Era uma evolução natural que ainda esperamos que prossiga acontecendo.

Hoje a equipe estava mais solta. Marcamos bem, trabalhamos bem a bola e finalizamos a gol. Era uma evolução natural que ainda esperamos que prossiga acontecendo 
Adilson Batista

Melhora na criação de jogadas

- Acho que o importante era criar jogadas. A partir do momento que se cria mais, ficamos mais tranquilos. Contra o Macaé tivemos dificuldades, fizemos um jogo sonolento, preguiçoso. Hoje fizemos por merecer. Mas hoje fomos convincentes.

Montoya

- Futebol é dinâmico, depende do dia a dia, do rendimento, das oportunidades. Ele trabalhou bem, está aproveitando. Fez boa pré-temporada, em relação ao aspecto físico leva vantagem por ser mais leve. Temos que usar a inteligência, bom senso e ir usando esse jogador.

Posicionamento

Ele não jogou pelo meio. Quando começou a partida estava na esquerda, mas teve algumas dificuldades. O Barbio estava criando mais dificuldades pela direita, depois Montoya foi para o lado direito, se sobressaiu, tabelou, chutou, foi inteligente no primeiro gol ao acompanhar o rebote do pênalti, fez um belo jogo. 

Aranda 

Ele contribuiu muito na marcação, adiantamos um pouco a linha do meio. Jogou bem, cumpriu seu papel, sabia já que saía bem, que chega na frente. Apesar de ser o primeiro jogo, se movimentou bem, caiu para a esquerda, trocou com o Guiñazu. Ele tem potencial, fez uma boa estreia.

Martín Silva 

O Vasco está bem servido com ele. Foi uma aquisição muito boa, estou bem tranquilo em relação a isso. E é excelente que tenha esse apoio da torcida. Confiança é fundamental no futebol.


Autor de dois gols, Edmílson diz que vitória tranquiliza e a dedica à torcida

Edmilson vasco e friburguense (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)

O desempenho e a vitória deste domingo lavaram a alma do Vasco neste início de temporada. Com os 6 a 0 sobre o Friburguense, em São Januário (confira os melhores momentos), o time volta a sorrir e ganha mais respaldo para a sequência do Campeonato Carioca. Este foi o discurso do atacante Edmílson, autor de dois gols na partida, que também apontou que o bom ritmo começou a aparecer na terceira rodada.

- Dá tranquilidade, sim. Até para se a gente não ganhar na próxima rodada. Vamos lutar como hoje e sempre. A equipe está de parabéns, suportou a pressão, a torcida nos empurrou também e o dia terminou bem para todos. Isso dá confiança, moral e precisamos disso. O time está mais solto, todo mundo correu e se dedicou, o trabalho foi bem feito - afirmou.

Mesmo com o pênalti desperdiçado, Edmílson assumiu a artilharia da competição, agora com três gols (ao lado de Marcel, do Resende), e aproveitou para rasgar elogios ao público, que apoiou o time durante os 90 minutos, e dedicar o triunfo.

- Já falei que sou vascaíno, o que eles fazem por nós é uma alegria grande. Sem a torcida não somos nada. Dedico a eles.

Companheiro de ataque, William Barbio desencantou em 2014 e marcou o seu. Porém, apesar da alegria, fez questão de evitar o rótulo de goleador e deixou a missão para o camisa 7.

- Na hora da finalização eu pecava, e hoje consegui fazer o gol. É importante para evoluir. Não sou artilheiro, deixo para o Edmilson, mas sempre que puder vou tentar fazer o gol. 

Além dos dois, Rafael Vaz, Montoya e Marlon também balançaram a rede. O Vasco está em terceiro lugar no Campeonato Carioca, com cinco pontos ganhos. Na próxima rodada, o Cruz-Maltino encara o Audax, quarta-feira, às 19h30m, em Volta Redonda.

Candidatos a eleição esquentam o clima no jogo do Vasco


Enquanto a bola não rolava, o assunto era um só entre torcedores, sócios e presidenciáveis em São Januário: a sucessão de Roberto Dinamite. Ainda sem data definida, as eleições dominaram os bastidores da vitória por 6 a 0 do Vasco sobre o Friburguense. No estádio vascaíno, a poucos metros de distância, quatro candidatos à presidência torceram e conversaram com torcedores antes, no intervalo e após o jogo. O presidente Roberto Dinamite, ainda preocupado com a rejeição ao seu nome, preferiu ficar em sala fechada, sem contato com a torcida.

O empresário Leonardo Gonçalves, que faz parte do grupo político que deve apoiar Jorge Salgado nas eleições, assistiu a partida à direita da tribuna de honra. Pré-candidato, o líder da Cruzada Vascaína, que deve ser candidato novamente caso Salgado decline da intenção de se eleger, assiste aos jogos do lado oposto ao de Eurico Miranda. O ex-presidente chegou ao estádio às 18h45. Aos 69 anos, ele subiu as escadas e, com papéis na mão, limpou as cadeiras empoeiradas de São Januário antes de se sentar e atender a fãs e ex-jogadores, como o ex-goleiro Acácio, campeão brasileiro em 1989, que foi cumprimentar Eurico.

MONTAGEM - Roberto Monteiro, Leonardo Gonçalves, Francisco Horta e Eurico Miranda Vasco (Foto: Raphael Zarko)Monteiro, Gonçalves, Horta e Eurico: candidatos assistiram a partida próximo nas sociais do Vasco (Foto: Raphael Zarko)

O presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, estava muito próximo de Roberto Monteiro, ex-vereador e ex-presidente de torcida organizada do Vasco. Somente o último já se declarou candidato. Horta esteve muito próximo de fechar uma chapa com Salgado e Leonardo Gonçalves, mas este quadro só se definirá nas próximas semanas. O clima de eleições esquenta ainda mais os jogos do Vasco dentro de São Januário.

- Quando a bola não está rolando, não tem jeito. As pessoas só falam nisso (eleições). Todos estão muito preocupados com o destino do clube. Então as pessoas vêm conversar, prometem voto, perguntam se a gente da Cruzada vem firme, se o 'mensalão' vai votar. Mas no jogo, não dá, assisto com meus amigos e me concentro no campo - conta Leonardo Gonçalves, referindo-se ao processo de adesão em massa de quase dois mil sócios apenas no último dia de abril do ano passado.

O primeiro a ir embora foi Fernando Horta. Logo após o terceiro gol, ele deixou São Januário. Monteiro foi o segundo. Eurico saiu faltando 15 minutos. A goleada deixou o clima político mais ameno no clube, mas nem por isso foi possível ver Dinamite. Vice-presidentes e conselheiros ligados ao seu grupo ocuparam a tribuna de honra, enquanto o presidente preferiu assistir a partida no ar-condicionado da sala da presidência. Mas uma coisa não vai mudar: a cadeira onde senta Dinamite segue em disputa.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Depois do primeiro gol, Reginaldo já pensa na renovação com o Vasco


Reginaldo chegou ao Vasco no meio do ano passado, mas teve poucas oportunidades e só atuou em dez partidas, sem ter marcado nenhum gol. Agora, no primeiro jogo do cruz-maltino na temporada, o atacante fez o gol do empate em 1 a 1 com o Boavista, no último sábado - o seu primeiro como jogador profissional no Brasil. Mas, pelo contrato, o atacante não terá muito tempo para marcar outros gols. Seu acordo com o Vasco vai até junho, mas ele já pensa na permanência:

"Tenho que trabalhar cada dia mais para tentar convencer a diretoria. Quero ficar aqui, quero dar o máximo de mim até junho. Depois vamos discutir isso. Até junho, vou cumprir com meus objetivos. Num clube como o Vasco, tem que ser assim", disse o atacante, que falou da sensação de fazer o primeiro com a camisa cruz-maltina:

"Senti um alívio, era a estreia, a volta no nosso campo. Tinha uma adrenalina a mais. Poder sair em vantagem com um gol meu... Mas teve que levantar a guarda logo depois, eles já vieram pra cima. Fiquei muito contente e agora é rezar para que venham mais gols", completou.

No último ano, Reginaldo começou jogando como titular em três oportunidades. Neste começo de temporada, deve ser mantido no time de Adilson Batista no esquema como três atacantes, ao lado de William Barbio e Edmilson.

Pedro Ken e Bernardo viajam para Macaé e podem estrear no Carioca


O Vasco deve ter duas novidades nesta quarta-feira. Os meias Pedro Ken e Bernardo estão relacionados para a partida e podem voltar à equipe no confronto válido pela segunda rodada do Campeonato Carioca. Os dois ainda estão fisicamente abaixo dos companheiros, mas viajaram pra Macaé e devem pelo menos compor o banco de reservas cruz-maltino.

Na partida de estreia no Estadual, contra o Boavista, já havia remotas possibilidades de o técnico Adílson Batista utilizar Pedro Ken, mas o condicionamento físico do atleta para aquele jogo fez o treinador pensar melhor. Jogador que mais atuou pelo Vasco no último ano, Ken é peça fundamental no meio-campo vascaíno, mas começou a temporada tardiamente porque ainda negociava renovação de contrato com o Gigante da Colina.

Bernardo, por sua vez, vive situação diferente. Em recuperação de grave lesão no joelho que o tirou de quase toda a última temporada, o jogador só voltou a atuar na reta final do Campeonato Brasileiro. Na reapresentação para a pré-temporada, o meio-campista apresentou déficit físico em relação aos companheiros e precisou reforçar a musculatura.

Agora com os dois atletas aptos para estrear no Carioca, Adílson Batista terá mais opções para formar o meio-campo cruz-maltino. Na primeira partida, o treinador usou Guiñazu, Abuda e Fellipe Bastos no setor, promovendo Montoya no segundo tempo. A volta de Ken e Bernardo deve aliviar a escassez de atletas na armação.

O Vasco entra em campo às 19h30 desta quarta-feira para enfrentar o Macaé, pela segunda rodada do Estadual. A partida será realizada no estádio Moacyrzão.

Justiça de SC revoga prisão de 17 torcedores envolvidos em briga


Muitos torcedores se entragaram à polícia, o que virou argumento para eles conseguirem a liberdade provisória Foto: Giuliano Gomes / Gazeta Press 

Ao todo 17 torcedores envolvidos na briga generalizada em Joinville foram liberados nesta segunda-feira. Eles tinham sido presos após a confusão no jogo entre Vasco e Atlético-PR, mas a juíza Luciana Lampert Malgarim revogou a decisão na 1ª  Vara Criminal da cidade catarinense. Agora os reús estão em liberdade provisória até a audiência sobre o caso.

Os advogados já tinham tentado liberar os torcedores no último dia 10, sexta-feira, mas o pedido foi indeferido. Mas agora a defesa resolveu agir novamente e conseguiu sucesso, principalmente por causa da falta de definição sobre a data da audiência.

Ex-vereador de Curitiba, Juliano Borghetti está entre os liberados. Ele tinha se apresentado à delegacia, assim como outros torcedores presos - aliás, este também foi um argumento dos advogados de defesa na busca pela liberdade provisória.

A juíza Luciana incluiu algumas condições aos torcedores liberados. Eles não poderão, por exemplo, comparecer a jogos do Atlético-PR ou do Vasco - terão que se apresentar a uma delegacia antes dos jogos e ficar lá por mais duas horas depois do fim das partidas. Além disso, os réus estarão proibidos de ausentar-se da cidade onde residem por mais de oito dias. 

A liberação destes torcedores acontece três dias depois da principal torcida organizada do Vasco ser fortemente punida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro: foi determinado que a Força Jovem está proibida de entrar em jogos do time carioca por um ano. A ação inicial foi movida pelo Ministério Público após a confusão em Joinville.

Veja quem foi liberado pela Justiça:

Diony Eduardo Carneiro Milleo

Guilherme dos Santos Bundim

Jorge Luis de Oliveira Junior

Márcio José Pondelek

Phillipe Martelletti Sampaio

Rafael Enrique Marçal

Rodrigo Augusto da Silva

Thiago Cardozo Salvadori

Thiago Paese Weber

Willian Batista da Silva

Agnaldo da Silva Reis

Daniel Gomes

Juliano Borguetti

Luiz Felipe Menegatti Pereira

Salatiel Dias Lima

Leonardo Rodrigo Borges

Gabriel Almeida Ziemer

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Ken e Edmilson tentam esquecer queda: 'Vida nova'

MONTAGEM - Pedro ken Edmilson vasco coletiva (Foto: Raphael Zarko)

No fim do ano, com a terceira pior campanha do Brasileiro e o consequente rebaixamento, a diretoria vascaína reavaliou o elenco e definiu que uma nova reformulação se fazia necessária. As saídas foram aos montes - 18 nomes, para ser preciso. Além dos sete afastados - Michel Alves, Alessandro (foi para o Náutico), Nei, Sandro Silva, Wendel, Renato Silva e Rodolfo, que treinam à parte no Rio - somente quatro jogadores daqueles que encerram contrato ficaram no clube. O acerto com Dakson era considerado mais fácil, pela boa relação com o empresário Pedrinho Vicençote, enquanto no caso de Juninho dependia da vontade do jogador de prolongar um pouco mais a carreira. Mas a situação de Pedro Ken e Edmilson exigiu uma negociação que demorou até um pouco mais que o previsto. Os dois renovaram, enfim, até o fim de 2014.

Ambos chegaram a um acordo sob circunstâncias difíceis, que quase inviabilizaram a continuidade. Ken, jogador mais regular da última temporada do Vasco, poderia permanecer no Cruzeiro e disputar posição ou se transferir para outros clubes da Série A, que procuraram o time de Minas Gerais. De última hora, apareceu até mesmo uma proposta de seis meses do futebol árabe. Mas o jogador bateu o pé e preferiu ficar em São Januário.

No caso de Edmilson, a disposição do atacante em seguir no clube também foi determinante para driblar a questão financeira. Após amargar o banco na maior parte da temporada, ele terminou 2013 muito bem, como titular absoluto e seis gols em sete jogos na reta final do Brasileiro.

- Já falei quando cheguei e falo de novo: sou vascaíno - disse, novamente, o atacante na sua primeira entrevista coletiva desde sua renovação de contrato. 

Diminuí, sim, minha pedida. Era uma situação que tinha que entender o lado do clube. Estou feliz de permanecer, era o meu desejo, da minha família e do Vasco 
Edmílson

 Edmilson passou dez anos jogando fora do país. A transferência para o futebol japonês se concretizou justamente após ele subir para a Primeira Divisão com o Palmeiras em 2003. Quando aceitou a proposta do Vasco, ele e seu empresário colocaram uma cláusula que previa preferência do clube carioca em renovar, mas com significativo aumento salarial. Segundo informações obtidas pelo GloboEsporte.com, o jogador recebia na faixa dos R$ 150 mil e este valor subiria para quase R$ 300 mil no segundo ano em São Januário.

Em grave crise financeira, a diretoria deixou claro para Edmilson que queria sua permanência no elenco, mas desde o início, com a queda para a Série B, reforçou que não poderia cumprir o acordo previamente combinado. Após uma negociação delicada, a vontade do jogador falou mais alto e ele aceitou um salário abaixo, próximo da realidade financeira vascaína.

- Diminuí, sim, minha pedida. Era uma situação que tinha que entender o lado do clube. Estou feliz de permanecer, era o meu desejo, da minha família e do Vasco - contou Edmilson.

Sem presença garantida na estreia no Carioca, Ken também analisou a situação de maneira mais objetiva no momento de seguir ou sair do Vasco. De contrato novo, ele quer manter o desempenho de 2013, mas com outros resultados no fim da temporada.

- Ainda bem que as coisas se acertaram para que eu permanecesse no Vasco. Fiquei na expectativa de renovar e deu tudo certo. Agora vamos enfrentar o que vier pela frente - afirmou o meia, que lembrou lições que o clube precisa aprender para não tornar a sofrer em 2014. - Já vi uma mudança muito grande no Vasco este ano. Precisamos de organização e planejamento. Ano novo, vida nova - ponderou o camisa 10.

Vasco corre para inscrever gringos, mas pode ficar sem sete na estreia


jogadores vasco treino (Foto: Raphael Zarko)

Se em jogo de início da temporada, as dificuldades já costumam ser muitas, pelo pouco tempo de preparação e desnivelamento físico contra os times pequenos - que começam a pré-temporada bem antes dos grandes -, o Vasco também vai precisar superar outro obstáculo. O time já tem quatro desfalques certos, por conta do retorno dos jogadores que ainda se recuperam de lesão: Juninho, Diego Renan, Dakson e Bernardo. Atrás de visto, o goleiro uruguaio Martín Silva e o volante paraguaio Aranda precisam estar inscritos no Campeonato Carioca até terça-feira para terem condições de jogo, enquanto outros jogadores estão sendo observados para a partida contra o Boavista, em São Januário, no próximo sábado.

Em entrevista coletiva neste domingo, o meia Pedro Ken, que se atrasou por conta da negociação para a renovação de contrato, considerou difícil ter condições físicas para estrear no fim de semana, mas o preparador físico Daniel Gonçalves ainda vê possibilidades na escalação do jogador de 26 anos. Segundo ele, todos serão avaliados no dia a dia, inclusive os reforços que chegaram e já estão treinando normalmente em Pinheiral.

- É prematuro dizer quem joga desses que chegaram ou do próprio Pedro Ken, pois ele tem boa condição física. Mas a tendência é colocarmos aqueles que estiverem em melhores condições - disse Daniel Gonçalves.

Com 54 jogos na temporada passada, Ken lembra que se apresentou depois do grupo do Vasco e que esse breve período sem atividade faz falta no condicionamento de jogo.

- Estou trabalhando forte para voltar o mais rápido possível, para tirar essa diferença. Vamos ver com Daniel e com o Adilson, mas acho difícil estrear sábado. Vamos ver, ainda não fiz os testes físicos todos e comecei a treinar na sexta - lembrou o apoiado do Vasco.

Nenhum dos reforços para 2014 consta no boletim da Federação do Rio nem na CBF até agora.

Elenco do Vasco que inicia 2014

Everton Costa vasco treino (Foto: Fábio Castro / Agência Estado)

Confira o elenco que inicia 2014:

Goleiros: Martín Silva, Diogo Silva e Jordi
Laterais: André Rocha, Marlon, Diego Renan e Henrique
Zagueiros: Luan, Rafael Vaz, Rodrigo, Jomar e Kadu Fernandes
Volantes: Guiñazu, Aranda, Pedro Ken, Abuda, Danilo e Fellipe Bastos
Meias: Bernardo, Montoya, Dakson, Juninho e Jhon Cley
Atacantes: Thalles, Edmilson, Everton Costa, William Barbio e Reginaldo

Vasco rejuvenesce elenco e muda 25% menos comparado à outra queda

Ser rebaixado de divisão no futebol costuma exigir muitas mudanças. Quando isso acontece com um clube grande, então, a reformulação é inevitável. O Vasco de 2014, no entanto, foge à regra e mantém relativamente uma base de jogadores que amarguraram o momento trágico em 8 de dezembro. Em comparação com os números da primeira queda do clube, em 2008, foram menos 25% de saídas. Na ocasião, 26 dos 36 não permaneceram, o que equivale a 72,2%. Hoje, zarparam na barca 18 de 38, somando 47,3%.

Nomes como Abuda, Pedro Ken e Edmílson acabaram até valorizados pelo que mostraram especialmente na reta final do Campeonato Brasileiro. A diretoria também decidiu apostar na renovação de Dakson e do ídolo veterano Juninho e deve abrir cada vez mais espaço a jovens em ascensão com Jordi, Luan, Jomar e Thalles. 

Vasco apresentação dos reforços em 2009 (Foto: GLOBOESPORTE.com)



Embora tenha sido taxado de time de aluguel por se reforçar bastante via empréstimo, os casos de Rafael Vaz, Guiñazu, Bernardo, Montoya e Reginaldo, por exemplo, não causaram risco, já que os contratos não eram curtos como quase todos em 2008. Por outro lado, Michel Alves, Nei, Rodolfo, Renato Silva, Wendel e Sandro Silva fazem parte da lista de medalhões fora dos planos que o Vasco quer negociar - seja por condição técnica ou salário acima da nova realidade.

Foram dispensados naquela época jogadores que nem sequer fizeram cinco partidas, como Eduardo, André, Johnny, Serginho, o nigeriano Abubakar e o chileno Pinilla. Titulares no jogo que decretou o rebaixamento, Rafael, Baiano, Odvan e Fernando tinham menos de três meses em São Januário. E, consequentemente, o presidente Roberto Dinamite, já com Rodrigo Caetano na direção executiva, contratou por atacado de uma temporada para a outra: Fernando Prass, Fagner, Paulo Sérgio, Titi, Gian, Ramon, Fernando Galhardo, Nilton, Benitez, Vera, Carlos Alberto, Enrico, Jéferson, Fernandinho, Léo Lima, Rodrigo Pimpão, Elton e Edgar foram os 18 apresentados ao longo de janeiro.

Mesmo com a queda, Everton Costa é, até agora, o único jogador ofensivo contratado. No início de 2009, foram nove, entre eles Léo Lima e Elton

 Com apenas sete reforços treinando agora, para Caetano, a situação geral é melhor desta vez, apesar da dificuldade para contornar a grave crise financeira. A queda para a Série B, segundo ele, foi circunstancial.

- É difícil fazer diagnóstico. Acredito que hoje o clube esteja em condições bem melhores do que aquelas de 2009 quando cheguei. Até mesmo porque nesse tempo o clube conquistou algumas coisas. A gente costuma só lembrar dos insucessos, mas de 2009 para cá o Vasco venceu a Copa do Brasil, foi vice-campeão de um Brasileiro de pontos corridos, o que é sempre difícil - destacou o dirigente.

Em cenário equivalente, o Palmeiras, último grande que havia caído, também se movimentou consideravelmente após o baque de 2012. Foram mais de 60% de mudanças imediatas em seu grupo. Como o Vasco agora, porém, sustentou o técnico, Gilson Kleina, que segue no comando até hoje depois do retorno à elite sem sustos.

A tendência é que o clube carioca ainda acerte com mais dois reforços - provavelmente um meia e um atacante. Mas o próprio Adilson Batista não quer pressa e cita a importância de ser um tiro certo. Assim, os jogadores podem pintar até mesmo depois do estadual, que começa no próximo fim de semana e termina em abril.

- Contratamos bastante para o setor de defesa (cinco dos sete), pois foi onde encontramos dificuldades. Estamos bem servidos, buscamos jogadores que já demonstraram seu potencial. Contratamos certo. Vamos seguir atentos ao mercado, trabalhando internamente, mas temos conversado que os reforços sejam pontuais. O importante é a qualidade - apontou o treinador, em entrevista já em Pinheiral, onde ocorre a preparação.

Novo ano, menos idade

Além do grau de mudanças, a média de idade do elenco vascaíno também caiu. Foi de 27,8 no fim do ano passado para 24,9 neste momento, às vésperas da estreia no Carioca. O descarte de atletas rodados como Michel Alves, Cris, Tenorio, Wendel, Renato Silva e Francismar pesou.

No Rio de Janeiro, aliás, o único que tenta se envelhecer é o Botafogo, por conta da disputa da Libertadores. Acertou com Jorge Wagner e El Tanque Ferreyra e quer Forlán para formar dupla com Seedorf. O Fluminense, por sua vez, deixou de lado os medalhões Felipe, Edinho e Anderson e promove cada vez mais garotos de sua base.

Confira o elenco que inicia 2014:

Goleiros: Martín Silva, Diogo Silva e Jordi
Laterais: André Rocha, Marlon, Diego Renan e Henrique
Zagueiros: Luan, Rafael Vaz, Rodrigo, Jomar e Kadu Fernandes
Volantes: Guiñazu, Aranda, Pedro Ken, Abuda, Danilo e Fellipe Bastos
Meias: Bernardo, Montoya, Dakson, Juninho e Jhon Cley
Atacantes: Thalles, Edmilson, Everton Costa, William Barbio e Reginaldo

Revelação está nos planos do Vasco, mesmo vendido

Danilo, de 17 anos, treina nos profissionais (Foto: Raphael Zarko)

Ele chegou a ser chamado, em tom de brincadeira, de 'salário' pelos jogadores. Danilo, uma das válvulas de escape do clube em 2013, foi vendido no fim de setembro por € 4,5 milhões (cerca de R$ 13,5 milhões) para um grupo de investidores portugueses. Com 60% da negociação, o Vasco ficou com R$ 8 milhões e acertou compromissos atrasados. Agora, integrado ao elenco profissional, o jovem volante pode ser uma solução temporária para o técnico Adilson Batista. O jogador de apenas 17 anos treina forte com o grupo cruz-maltino e promete ser uma das atrações do clube no primeiro semestre.

Mesmo com o jogador já vendido, o técnico Adilson Batista deixou claro que não vai se furtar de escalar o jogador durante o Carioca e a Copa do Brasil. No meio do ano, quando completa 18 anos, o garoto vai se transferir para o Braga, de Portugal. Campeão infantil pelo Vasco em 2011, o volante é destaque de seleções de base do sub-15 e chegou a ser convocado recentemente para a sub-17 e sub-20.

Adilson lembrou que vai sentir no dia a dia se o jogador está com a cabeça no Vasco, mas que tem a intenção de colocar o jogador, mesmo sabendo das circunstâncias do aproveitamento do atleta.

- Evidente que você tem algumas preocupações com uma condição dessas, quando um atleta já está sendo vendido, foi negociado. Tem o aspecto familiar, uma série de coisas. Mesmo sabendo que lá na frente não vamos poder contar com o jogador, tem que aproveitar. Nós e ele. Até para as portas ficarem abertas – disse o treinador do Vasco, que acompanhava já o jogador nas partidas da seleção de base.

- É um jogador com grande potencial, que acompanhei bastante na seleção. Ele também terá sua oportunidade.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Vasco bate União Suzano e ainda sonha na Copinha

Copinha - União Suzano x Vasco (Foto: Ale Vianna/Agência Estado)

Sem chances de se classificar em primeiro lugar do Grupo T da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Vasco entrou no campo do estádio Francisco Marques Figueira, em Suzano, na noite desta quinta-feira, para encarar o União Suzano (Usac), de olho em uma das seis vagas para os segundos melhores colocados da competição. A vitória do Audax-SP sobre o JV Lideral por 2 a 0, na partida anterior, acabou com as chances do Cruz-Maltino em ser o melhor da chave, e somente uma goleada sobre os donos da casa, que já estavam eliminados do campeonato, poderia dar ao Vasco a boas chances de seguir vivo na Copinha.

Porém, o time do Rio de Janeiro encontrou muitas dificuldades para chegar às redes do adversário. Depois de dominar o Usac durante quase toda a partida e desperdiçar inúmeras chances, os vascaínos só conseguiram chegar ao gol da vitória por 1 a 0 aos 42 minutos do segundo tempo, com o atacante Wendell. Com o triunfo, o Vasco agora aguarda a finalização das partidas dos demais grupos (há jogos até domingo) para saber se consegue se classificar para a segunda fase da Copinha como um dos seis melhores segundos colocados, mas as chances são remotas. Só nesta quinta-feira dois clubes ficaram em segundo lugar em seus grupos com sete pontos ganhos, um a mais que o Vasco.

O jogo

O Vasco começou indo para cima do Usac e logo no primeiro minuto de jogo quase abriu o placar, após levantamento na área do camisa 10 Guilherme. A pressão vascaína continuou, e, depois de bela triangulação, mais uma vez Guilherme apareceu bem, mas não foi feliz na finalização. O primeiro tempo já estava em sua metade e o Usac ainda não havia conseguido incomodar o time carioca, que seguia desperdiçando chances.

De tanto serem pressionados, os donos da casa resolveram sair um pouco mais para o ataque, principalmente com o lateral-esquerdo Vitão, mas paravam na marcação do adversário. Enquanto isso, os vascaínos seguiam melhores em campo, tanto que quase abriram o placar em mais duas oportunidades, desta vez com Marquinhos, que bateu com perigo à direita de Diego, e, no lance seguinte, exigiu boa defesa do goleiro suzanense, em chute à queima-roupa. Entretanto, o Vasco diminuiu o ritmo e a partida foi para o intervalo empatada em 0 a 0.

O Usac começou o segundo tempo pressionando, mas a empolgação foi brecada com a expulsão de Vitão, que recebeu o segundo cartão amarelo logo aos dois minutos. O Vasco seguia com sua sina de desperdiçar gols, ao passo que os donos da casa cometiam muitas faltas. Empurrados pela torcida, os suzanenses começaram a gostar da partida e a dar mais trabalho para a defesa adversária. Porém, os próprios torcedores esfriaram o Usac ao usar um laser nos jogadores, o que obrigou o árbitro a paralisar a partida por dois minutos.

Depois da parada os cariocas voltaram a procurar mais o gol. Renato Kayser, atacante do Vasco, era quem mais desperdiçava oportunidades, até que aos 25 minutos da etapa final, três jogadores do Usac caíram no gramado com cãibras, protagonizando uma cena curiosa no Suzanão. Assim como no primeiro tempo, o jogo era ruim tecnicamente. Somente no final da partida o Vasco chegou ao gol. Após jogada pela direita, o atacante Wendell, que havia acabado de entrar, concluiu para as redes, dando a vitória pelo placar mínimo aos cariocas, que ainda sonham em prosseguir na Copinha.

Corinthians aguarda Fagner para fechar elenco do início do Paulistão


Fagner viagem Vasco jogo Goiás (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)

A provável chegada do lateral-direito Fagner deve ser a última contratação planejada pelo Corinthians para o primeiro semestre de 2014. Sem a disputa da Taça Libertadores e um aperto maior no caixa, o clube se guarda para tentar uma movimentação maior na janela de transferências do meio do ano, após a Copa do Mundo a ser realizada no Brasil. Reforços seriam contratados em janeiro só em caso de "grandes oportunidades".

O Timão chegou a um acordo com Fagner na última quarta-feira, acertando salários e um contrato de empréstimo com o Wolfsburg, da Alemanha, até o fim de 2014. O clube aguarda apenas a liberação dos alemães para o lateral-direito assinar seu vínculo com o Corinthians, de onde saiu em 2007 como jovem promessa do futebol brasileiro.

Fagner deve ser o terceiro reforço a acertar com o Timão. Ainda em 2013, o lateral-esquerdo Uendel foi contratado da Ponte Preta. Na quarta-feira, o clube se acertou com o Londrina para contratar o volante Bruno Henrique, que disputou o Campeonato Brasileiro pela Portuguesa.

De acordo com um membro da diretoria corintiana, o ciclo deve se fechar momentaneamente. O clube não acredita que chegará a um acordo com o Anzhi, da Rússia, pelo volante Jucilei - os altos valores pedidos inviabilizam a negociação. A busca por um atacante de velocidade também terá uma pausa, já que nenhum dos nomes desejados apresentou boas condições para acerto.

As oportunidades destacadas pela diretoria corintiana podem aparecer de duas maneiras: ou com a ajuda de um investidor, que seria responsável por um reforço mais caro, ou por meio de uma troca. A mais próxima de ocorrer é com o Udinese, da Itália, que está interessado no lateral-direito Edenílson. O meia Maicosuel, que atua pelo clube italiano, pode ser envolvido na negociação.

O técnico Mano Menezes quer trabalhar com cerca de 30 jogadores no primeiro semestre. Além do Paulista, o Corinthians tem as fases iniciais da Copa do Brasil e as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Com as chegadas de Bruno Henrique e Fagner, o elenco teria 32 nomes na pré-temporada. No entanto, alguns devem sair: casos dos meias Vitor Júnior e Ramírez.

Vascaínos usam irrigação do gramado para aliviar forte calor no Rio


O forte calor no Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira castigou o elenco vascaíno. Antes mesmo da pré-temporada, os jogadores já suaram a camisa em um treino de resistência chamado yo-yo test, que visa media a capacidade aeróbica de cada atleta. Depois da atividade, enquanto o grupo corria ao redor do gramado, o sistema de irrigação de São Januário foi ligado. Foi a senha para alguns jogadores se refrescarem antes de seguirem para o vestiário.

O volante Fellipe Bastos, os zagueiros Rodrigo, Jomar e Kadu Fernandes e o atacante Reginaldo aproveitaram a fonte de água para aliviar o calor. O último, aliás, chegou a colocar a cara no jato d'água sem proteger o rosto com as mãos e saiu até meio tonto. O elenco volta a treinar pela tarde no CFZ, no Recreio, antes de viajar para Pinheiral, local da pré-temporada.

rodrigo vasco irrigação são januário (Foto: Edgard Maciel de Sá)

jomar kadu fernandes vasco irrigação (Foto: Edgard Maciel de Sá)

Diego Renan já fala como jogador do Vasco


Diego Renan participa de jogo beneficente em Goiânia (Foto: Fernando Vasconcelos / Globoesporte.com)

Diego Renan ainda não foi anunciando oficialmente como novo reforço do Vasco - o sétimo para 2014 -, mas os termos para seu empréstimo até o fim do ano junto ao Cruzeiro já estão acertados. O jogador, que apesar de ser lateral-esquerdo de origem atua também na direita, inclusive falou através de sua assessoria como atleta do Cruz-Maltino.

- Quando fiquei sabendo que existia a possibilidade de jogar no Vasco, não pensei duas vezes. Já estou recuperado da minha lesão, desde outubro já treino normalmente com bola. Não vejo a hora de atuar novamente e repetir mais um título estadual. Além disso, reencontrar o Adilson (Batista), que me promoveu para o grupo profissional do Cruzeiro, será ótimo. A melhor fase da minha carreira eu tive com ele, quando recebi o prêmio como um dos melhores laterais do Brasileirão. O Vasco é um dos gigantes do futebol brasileiro. Estou muito feliz com este acerto - afirmou Diego Renan, que viaja para o Rio de Janeiro nesta sexta-feira (10/01) para fazer exames e ser apresentado.

Lesão afasta Diego Renan de quase toda a temporada 2013

Revelado nas categorias de base da Raposa, Diego Renan, de 23 anos, despontou no cenário nacional em 2010, quando trabalhou com Adílson Batista e foi eleito o terceiro melhor lateral-esquerdo do Brasileirão. Porém, ele não conseguiu manter o nível nos anos seguintes, e no início de 2013 foi emprestado ao Criciúma. Em abril, ainda durante a disputa do Campeonato Catarinense, o jogador sofreu uma ruptura do ligamento cruzado do joelho e ficou longe dos gramados durante o restante da temporada - foram apenas 13 partidas disputadas em 2013.

Agora recuperado depois de cerca de oito meses entre tratamento e treinos físicos na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, Diego Renan quer deixar o ano que passou para trás. No Vasco, ele irá disputar posição com Marlon e Henrique. Caso atue na lateral direita, André Rocha será seu concorrente por uma vaga no time titular.

Romário troca o Sul pelo Rio e jogará estadual no Boavista


romario vasco treino (Foto: Ivo Gonzalez / Agência O Globo)

Depois de um semestre na Europa, a saudade dos familiares e a proximidade do Rio de Janeiro, onde adquiriu recentemente casa própria, fizeram a diferença no destino do atacante Romário, pai de dois filhos. Ele estava próximo de jogar a temporada pelo Caxias-RS, mas terminou por optar pelo Boavista. O jogador de 21 anos, também para ficar próximo aos olhos da comissão técnica vascaína, vai ser emprestado até o fim da competição estadual ao time de Saquarema.

Com a transação desfeita por Romário, o clube gaúcho, porém, acertou nesta quinta-feira o empréstimo dos outros dois vascaínos: Max, lateral-direito, e Dieyson, lateral-esquerdo, vão atuar no Gauchão e na Série C do Brasileiro. O primeiro estava no Paysandu, e o segundo ainda figurava em jogos dos juniores.

- Eles se apresentam até o fim da semana. Nos entendemos com o Vasco e é interessante para os dois, colocá-los em atividade. São dois guris de futuro. Aqui eles podem adquirir experiência, confiança e maturidade - comentou o diretor de futebol do Caxias do Sul, Zé Setti, que indicou quatro nomes para o clube carioca observar de perto no Gauchão para uma futura transação.

Após o empréstimo dos três jogadores revelados na base, o Vasco ainda tem uma lista grande de jogadores negociáveis. São quase 20 atletas, contando com aqueles mais conhecidos que foram afastados e se apresentam nesta sexta-feira - Alessandro, Michel Alves, Nei, Renato Silva, Rodolfo, Sandro Silva e Wendel. A diretoria pretende economizar até R$ 2 milhões mensais na reformulação em transferências e possíveis acordos com estes atletas - contando também aqueles que encerraram vínculo e já não fazem mais parte do elenco vascaíno.

Vasco recebe da Caixa e acertará mês de novembro

Juninho Pernambucano treino do Vasco (Foto: Raphael Zarko)

A pré-temporada em Pinheiral, que começa nesta tarde de sexta-feira, será amenizada com a quantia que os atletas recebem nesta sexta-feira. O clube, enfim, tem em mãos uma nova parcela do contrato de patrocínio da Caixa Econômica Federal e cumpre o pagamento de salários atrasados do mês de novembro. Ainda com muitas dificuldades financeiras, o Vasco permanece devendo o mês de dezembro, mais décimo-terceiro salário e direitos de imagem - neste caso de uma pequena parcela do grupo vascaíno.

Mesmo com dificuldades financeiras, o Vasco contratou sete jogadores neste início de ano. Era determinado, em contrato, o pagamento pela CEF de cerca de R$ 4 milhões ao clube em dezembro. O valor, que será finalmente repassado a atletas e funcionários até o fim desta sexta-feira, porém, sofreu um atraso por culpa do próprio clube. No contrato, a Caixa estabeleceu normas de pagamento, que incluem prestações de contas e outros encargos trabalhistas do clube de São Januário.

Após cortes graduais de quadro funcional, o clube tem menos de 600 funcionários, mas ainda não pode enxugar o corpo de trabalho, pois não tem dinheiro para as rescisões. Há estimativas de que para a demissão em massa de mais de 100 empregados o clube precise arcar com R$ 2 milhões em rescisões trabalhistas, o que precisaria, ainda, passar por acordo com o sindicato de empregados de clubes do Rio de Janeiro.

A Caixa acertou patrocínio esportivo com o Vasco em meados de 2013, porém as dificuldades dos vascaínos com a Justiça e penhoras adiaram a formalização do contrato. Somente em outubro o clube se livrou de algumas pendências e recebeu a primeira parcela da Caixa - de quatro ao todo. Até agora foram pagas duas cotas do patrocínio de R$ 15 milhões por um ano. O Vasco ainda recebe mais uma parcela de R$ 3,75 milhões até o fim de abril e outra perto do término do vínculo com os vascaínos em junho do mesmo valor. 

Apesar das polêmicas - que incluíram até uma suspensão de patrocínio da Nissan, após a briga entre torcedores do Vasco e do Atlético-PR, em Joinville -, a diretoria do clube cruz-maltino teve acesso a pesquisas da Caixa que mostraram o retorno expressivo de exposição midiática o anunciante na camisa vascaína. Inclusive, uma reunião entre as diretorias do banco estatal e do clube deve ser agendada para este início de 2014.

Por sinal, a patrocinadora esportiva Penalty, que tem contrato somente até o meio do ano, finalmente colocou a marca da Caixa no peito das camisas de treino. No primeiro deste ano, a CEF já estampava as blusas dos vascaínos. A fornecedora de material esportivo não conseguiu até o fim de 2013 renovar a demanda e entregar uniformes do clube com a marca da estatal e da montadora de carros, o que terminou sendo um motivo a mais para a Nissan se afastar do clube de São Januário. No clube, apesar dos problemas, o discurso oficial ainda é de interesse de permanecer com a Penalty para os próximos anos.

Com reforços e Juninho, Vasco inicia treinos em Pinheiral com 26 jogadores


Adilson batista vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)

Depois de treinos físicos em São Januário, o elenco do Vasco começa efetivamente a pré-temporada 2014 nesta tarde de sexta-feira. Com os seis primeiros reforços, mais a chegada de Diego Renan, o sétimo - que deve se integrar ao elenco até o fim do dia -, o destaque da companhia é o veterano Juninho. De contrato renovado, aos 39 anos, o meia joga até o fim de maio e vai em busca do seu segundo Carioca pelo Vasco. O técnico Adilson Batista elaborou uma lista de 25 jogadores para treinarem até a próxima sexta-feira no centro de treinamento João Havelange - o lateral Diego ainda não estava contratado.

Estão em Pinheiral sete pratas da casa: o goleiro Jordi, mais os zagueiros Luan, Jomar e Kadu Fernandes, o lateral Henrique, o volante Danilo e o atacante Thalles. Confirmados no grupo também os meias Dakson, Pedro Ken e o atacante Edmílson. Os três renovaram seus contratos com o Vasco nos últimos dias. Além dos reforços, a cara nova ficou por conta do zagueiro Kadu Fernandes, quinto zagueiro do elenco e que vai ser observado de perto pelo treinador do Vasco. Já a única baixa foi o meia Jhon Cley, que será submetido nos próximos dias a uma artroscopia no joelho esquerdo.

Durante a pré-temporada, um grupo de jogadores que estão afastados do elenco principal seguirá treinando em São Januário. Apresentam-se nesta sexta os goleiros Michel Alves e Alessandro, o lateral-direito Nei, os zagueiros Renato Silva e Rodolfo e os volantes Sandro Silva e Wendel. Além destes, mais de 10 jogadores, a maioria de atletas da base que estouraram a idade dos juniores, aguarda um destino para a temporada de 2014.

Confira a lista de relacionados para a pré-temporada:

Goleiros: Martín Silva, Diogo Silva e Jordi
Laterais: Henrique, André Rocha e Marlon. Diego Renan vai se juntar ao grupo até o fim de semana
Zagueiros: Jomar, Rafael Vaz, Luan, Rodrigo e Kadu Fernandes
Volantes: Guiñazu, Aranda, Danilo, Fellipe Bastos e Abuda
Meias: Bernardo, Montoya, Dakson, Juninho e Pedro Ken
Atacantes: Thalles, Edmilson, Everton Costa, William Barbio e Reginaldo

Bernardo descolore o cabelo e deixa 'bigode grosso'

Bernardo treino do Vasco de bigode (Foto: Raphael Zarko)

Atração no retorno do Vasco aos treinos, o novo visual de Bernardo já virou passado. O jogador resolveu descolorir o cabelo, que estava pintado de louro durante parte das férias do atleta, e reapareceu com o velho visual e uma novidade: um chamativo bigode.

Bernardo tem recebido atenção especial da preparação física do Vasco. Ao lado de Juninho, ele deu somente corridas em volta do campo, sem participar das atividades comandadas pelo treinador Adilson Batista.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Vasco falido: clube pede gratuidade até em processos na Justiça do Trabalho

O Vasco não sai do buraco

O Vasco não sai do buraco

Eis mais um exemplo de como é dramática a situação financeira do Vasco. O clube, lotado de causas na Justiça do Trabalho, tem solicitado o não-pagamento das custas processuais alegando falta de recursos.

Há casos em que o Vasco não quer pagar míseros 7 000 reais que bancariam os recursos de um processo.

Por Lauro Jardim

Vasco apresenta Everton Costa e espera "bom futebol" para seguir em 2015


''Quero continuar aqui depois do empréstimo'', diz atacante, que fica até o fim do ano Foto: Fábio Castro / Agif / Gazeta Press 

Novo reforço do Vasco para esta temporada, o atacante Everton Costa foi apresentado pelo Vasco nesta quinta-feira. Contratado por empréstimo de um ano, o jogador - que tem os direitos econômicos presos ao Coritiba - disse na primeira entrevista coletiva que não quer ficar no clube carioca somente até o fim de 2014.

"Espero fazer uma ótima temporada e quero continuar aqui depois do empréstimo. Preciso mostrar um bom futebol. Sou um jogador que volta para ajudar na marcação e chego bastante à área. Já disputei a série B, subi e espero fazer a mesma coisa no Vasco", afirmou.

O diretor executivo de futebol do clube carioca, Rodrigo Caetano, aprovou a contratação do atacante, indicado pelo técnico Adilson Batista."O valor da aquisição definitiva já foi estabelecido. O Everton conseguiu ser útil nos últimos clubes, e espero que repita o desempenho no Vasco. Não vai faltar comprometimento de sua parte e tenho a certeza a respeito da sua intenção de permanecer aqui", afirmou Caetano.

Everton Costa é o sexto reforço apresentado pelo Vasco. Antes dele, já haviam sido confirmados pelo clube o goleiro Martín Silva, o volante Aranda, os laterais André Rocha e Marlon e o zagueiro Rodrigo.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Atacante deixa o Santos e reforça o Vasco em 2014


Éverton Costa defendeu o Santos no segundo semestre de 2013 Foto: Marcelo Pereira / Terra 

O Vasco segue movimentando o mercado de negociações neste início de temporada. A mais nova contratação é a do atacante Éverton Costa, que pertence ao Coritiba e defendeu o Santos no último ano. De acordo com o empresário Jorge Machado, o jogador deve desembarcar no Rio de Janeiro ainda nesta terça-feira:

"A parceria entre o Coritiba e o Vasco já está certa e o empréstimo até o final do ano está fechado. Ele vai para o Rio de Janeiro ainda hoje para realizar exames", disse o empresário, que ainda ressaltou a importância do novo diretor executivo do Vasco, Rodrigo Caetano, na negociação. 

"Além de o Éverton ter trabalhado com o Adilson Batista, ele foi criado pelo Rodrico Caetano no Grêmio. Até final da Copa do Brasil, em 2011, pelo Coritiba, o Brasil inteiro queria ele. Mas teve aquela lesão. Agora ele está recuperado. O Rodrigo chegou ao Vasco e lembrou dele. Outros clubes sondaram, como o Náutico, mas por interesse do Coritiba fechamos com o Vasco", acrescentou.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Cortez fica mais próximo do Vasco

Jogador teve boas atuações em 2012, mas não repetiu sequência em 2013 e foi emprestado para clube português.

Próximo de São Januário, o lateral-esquerdo Cortez não deve sequer se reapresentar com o elenco são-paulino nesta segunda-feira no CT da Barra Funda. Apesar do pedido do técnico Muricy Ramalho de que o jogador fosse reintegrado ao grupo após empréstimo ao Benfica, de Portugal, o presidente Juvenal Juvêncio vetou a possibilidade.

Já que o São Paulo não quer, tem quem queira. A diretoria do Vasco demonstrou interessa na contratação do lateral por empréstimo e o Tricolor deve dar preferência aos cariocas. Cortez tem contrato com o clube paulista até 2016.

Em maio do ano passado, Cortez foi afastado pelo então técnico na época Ney Franco, e logo em seguida, emprestado aos portugueses. O lateral Clemente Rodríguez também foi liberado para negociações. Com as possíveis baixas na posição, o Tricolor tem como principal alvo Fabrício, do Internacional, porém, o jogador está nos planos do Colorado para a temporada.

Vascaínos mostram confiança na chegada do veterano Rodrigo

Veterano Rodrigo recebe a confiança de boa parte da torcida.

Recém-contratado pelo Vasco, o zagueiro Rodrigo, ex-Goiás, parece ter a confiança de boa parte da torcida cruz-maltina. Em enquete realizada no BrahmaVasco, mais de 70% dos participantes mostraram-se confiantes na chegada do veterano de 33 anos, que acumula passagens também pelo Flamengo, Grêmio, Internacional e São Paulo.

Dos cerca de 500 votos contabilizados, sequer 100 foram contrários à aquisição do jogador, que chega para ser titular ao lado de Cris ou Jomar. Cris, inclusive, não foi poupado das críticas e mais uma vez foi o alvo de parte da torcida. Muitos internautas não comemoraram a chegada de Rodrigo em si, mas alegaravam preferir "qualquer um do que o Cris".

Já os torcedores que não aprovaram a contratação do zagueiro justificaram seus votos ou pela idade elevada do atleta ou pelas suas passagens apagadas em outros clubes, como no São Paulo e Flamengo, por exemplo.

Rodrigo deve ser apresentado nesta segunda-feira, quando o Vasco inicia suas atividades para 2014. O zagueiro assinou com o Cruz-maltino por dois anos.

Rodrigo Caetano praticamente confirma Juninho no Carioca

Rodrigo Caetano está de volta ao Vasco (Foto: Vasco Oficial)

O elenco do Vasco retomou os trabalhos para a temporada 2014 nesta segunda-feira. Junto ao grupo, o Cruz-maltino apresentou o novo diretor executivo Rodrigo Caetano. Após deixar o clube em 2012 e acertar com o Fluminense, o dirigente retornou a São Januário e já revelou que Juninho Pernambucano deve disputar o Campeonato Carioca.

O ídolo da torcida vascaína chega ao Rio de Janeiro nesta terça, quando deve acertar sua permanência por mais um curto período.

"Ele sinalizou o interesse em permanecer. Tem a chegada marcada para amanhã (terça-feira). Jogar o Carioca é um desejo do presidente e dele também", confirmou.

Sobre a volta ao Vasco, Rodrigo Caetano não escondeu a felicidade pelo acerto por um ano de contrato sem multa rescisória.

"A decisão veio da forma como o convite aconteceu e a manifestação dos torcedores após a saída do ex-clube. Faz diferença retornar ao lugar em que você se sente querido. O desafio é gigante", completou.

A pré-temporada será iniciada na próxima quinta-feira, quando o elenco viaja para Pinheiral. O Vasco estreia no Campeonato Carioca contra o Boavista.

Nissan volta a defender retirada de patrocínio do Vasco


A montadora japonesa Nissan voltou a defender nesta segunda-feira sua decisão de retirar o patrocínio da camisa do Vasco após a repercussão da briga entre torcedores do clube carioca e do Atlético Paranaense durante a última rodada do Campeonato Brasileiro.

"Quando ocorre este tipo de coisa, a decisão é proteger a marca", disse o presidente mundial da Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn, em entrevista coletiva na fábrica que está sendo construída em Resende, 162 quilômetros ao sul do Rio de Janeiro.

A decisão de retirar o patrocínio anual de R$ 7 milhões do Vasco foi tomada "em harmonia" entre a matriz da Nissan e sua filial no Brasil, explicou o presidente da marca no país, François Dossa.

"O que ocorreu é inaceitável, a violência e a brutalidade não podem estar vinculadas ao nome da empresa, por isso que retirar o patrocínio foi uma decisão tomada em total harmonia dentro da empresa", declarou Dossa.

O Vasco foi rebaixado para a Série B do Brasileirão após perder por 5 a 1 para o Atlético-PR em um jogo disputado em Joinville, no interior de Santa Catarina, depois que torcedores das duas equipes se enfrentaram nas arquibancadas.

Pelo menos 22 pessoas foram detidas desde a briga entre os torcedores, ocorrida em 8 de dezembro e que deixou quatro pessoas feridas.

Vasco se reapresenta com Martín Silva, Aranda e Rodrigo

Goleiro uruguaio Martín Silva chega para sanar problema que assombrou os vascaínos em 2013 (Foto: site oficial do Vasco da Gama)

O elenco do Vasco se reapresentou na tarde desta segunda-feira, em São Januário, para o início da pré-temporada. As novidades são o goleiro uruguaio Martín Silva, o zagueiro Rodrigo e o volante paraguaio Eduardo Aranda. Os jogadores vão realizar exames médicos e seguir para Pinheiral, no interior fluminense, na sexta-feira.

Até lá, o dirigentes esperam confirmar mais duas contratações: o lateral direito André Rocha, ex-Figueirense, além do lateral esquerdo Marlon, ex-Criciúma. Ambos estão próximos de serem anunciados.

Já a situação do meia Juninho Pernambucano segue indefinida. O jogador vai se reunir com a diretoria nesta terça-feira para resolver se vai continuar atuando ou se aposentar.

Os vascaínos vão ter como principal objetivo na temporada a conquista da Série B do Campeonato Brasileiro para voltar à elite do futebol nacional em 2015. Por conta disso, a tendência é a de que o técnico Adílson Batista faça uma espécie de laboratório durante o Campeonato Carioca para avaliar o elenco.

Vasco ignora queda, acelera planejamento e sai na frente de Bota, Fla e Flu

 

Os quatro grandes cariocas iniciam efetivamente os trabalhos para a temporada 2014 a partir desta semana. Mas apesar do começo dos treinos físicos e com bola, as atividades nos bastidores transcorreram durante todo o mês de dezembro. E o Vasco conseguiu transformar o desânimo do rebaixamento em êxito nas contratações comandadas pelo novo diretor executivo Rodrigo Caetano.
 

O clube de São Januário saiu na frente dos rivais Botafogo, Flamengo e Fluminense. Com isso, conseguiu contratar reforços pontuais ao acelerar o planejamento nas férias e surpreendeu com o poderio no mercado apesar da conhecida crise financeira. O goleiro Martín Silva, o volante Aranda, o zagueiro Rodrigo e o lateral direito André Rocha foram os primeiros a chegar para a atual temporada.
 

A ideia da diretoria é a de adiantar mais uma contratação - o lateral esquerdo Marlon, ex-Criciúma, está na mira - até o final da semana e iniciar a pré-temporada em Pinheiral com os cinco reforços à disposição do técnico Adilson Batista, que também foi peça importante no planejamento ao ter a permanência confirmada logo após a queda no Campeonato Brasileiro. A cúpula de futebol reverteu o cenário desfavorável e aos poucos traz de volta a esperança de dias melhores aos torcedores.
 

Pelo lado do Flamengo, o clima de desconfiança domina os corredores da Gávea. A administração Bandeira de Mello também conseguiu assegurar a continuidade do trabalho de Jayme de Almeida. Porém, sofre com as dificuldades no mercado para contratar e reforçar o elenco para a disputa da Copa Libertadores.
 

A angústia por conta da indefinição sobre o volante Elias, que já se reapresentou ao Sporting-POR, é o principal obstáculo dos dirigentes. Além disso, o clube esbarra em questões jurídicas envolvendo o volante Luiz Antonio. Até o momento, apenas o meia Everton foi confirmado oficialmente como reforço após as boas atuações com a camisa do Atlético-PR.
 

O Botafogo demorou a anunciar um novo técnico, após confirmar a saída de Oswaldo de Oliveira. O Alvinegro ficou entre apostar em um nome consagrado ou dar chance a um novato - porém conhecedor dos detalhes do clube - em ano de Copa Libertadores. A segunda opção, atendendo pelo nome de Eduardo Húngaro, foi finalmente confirmada, no dia 18 de dezembro.
 

A comissão técnica acabou reformulada e, com alguma demora, os nomes foram revelados. A confirmação do substituto do fisiologista Altamiro Bottino foi muito esperada, já que a estreia do clube na competição internacional será na altitude de Quito. Matheus Fontes (Cruzeiro e seleção brasileira de base) é o responsável por essa preparação.
 

A reformulação do time não é drástica. Satisfeitos com o desempenho em 2013, os dirigentes começaram a se movimentar antes do fim do Brasileiro para encorpar o elenco. Jorge Wagner, de 35 anos, foi o principal nome contratado. O Alvinegro ainda enfrenta problemas para confirmar acordos com atletas. Os volantes Bolatti e Rodrigo Souto e os atacantes William José e Neilton estão na mira.
 

Já o Fluminense ficou parado durante a polêmica no STJD, que determinou a queda da Portuguesa e a sua manutenção na elite do futebol brasileiro. Mesmo com a "vitória" nos tribunais, o Tricolor demorou a reagir para planejar e montar um novo elenco, já que muitos jogadores deixaram as Laranjeiras após desempenho decepcionante em 2013.
 

Dorival Junior, que terminou o Brasileirão no comando, também não agradou e nem foi chamado para uma tentativa de renovação contratual. Sem treinador, o clube observava as movimentações do mercado para definir a melhor escolha. O tempo passou, nomes foram sondados e nenhuma definição foi feita. Até a patrocinadora Unimed tomar a decisão de investir na contratação de Renato Gaúcho, ex-Grêmio. Após algumas polêmicas, o profissional foi confirmado no dia 24 de dezembro.
 

Sem o diretor Rodrigo Caetano, o presidente do Fluminense anunciou o acordo com Felipe Ximenes sem ao menos ter assinado um contrato ou se reunido pessoalmente com o profissional. A briga no STJD atrapalhou o início do planejamento, que segue em marcha lenta nas Laranjeiras. Apenas Conca está confirmado como reforço.
 

domingo, 5 de janeiro de 2014

Pedro Ken está com futuro indefinido


Pedro Ken vasco (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)

Pedro Ken tem Belo Horizonte como destino nesta segunda-feira. Ele se reapresenta ao Cruzeiro, mas isso não quer dizer que permanecerá na Toca da Raposa. Seu empresário e o próprio clube mineiro analisam a proposta feita pelo Vasco, que pretende renovar seu empréstimo por mais um ano e mantê-lo no elenco em 2014.

O jogador já deixou clara sua vontade de permanecer no Vasco. No entanto, há interesse de Bahia e Vitória, além da possibilidade de ser aproveitado pelo técnico Marcelo Oliveira no Cruzeiro. De qualquer maneira, a tendência é que Pedro Ken não esteja nesta segunda-feira em São Januário.

- Ele vai se apresentar em Belo Horizonte na segunda-feira, muito difícil ocorrer algo diferente disso. Mas seguimos conversando com o Vasco e com outros clubes. Nenhuma possibilidade está descartada, até mesmo a de ele ser aproveitado no Cruzeiro - afirmou Carlos Corsini, empresário de Pedro Ken, ao GloboEsporte.com.

O apoiador de 26 anos tem mais dois anos de vínculo com o Cruzeiro e desde que foi contratado, em 2010, atuou por empréstimo em Avaí e Vitória, além do Vasco. No clube cruz-maltino, ele terminou a última temporada como um dos jogadores mais regulares, atuando em 54 das 62 partidas da equipe.

Diminuição e teto salarial atingem de diretor geral a jogadores do Vasco


Cristiano Koehler Vasco Coletiva (Foto: Fred Huber)

A queda para a Série B fará o Vasco viver uma nova realidade financeira em 2014. Nas reuniões da diretoria antes do início da pré-temporada, a reestruturação econômica vem sendo um dos principais tópicos discutidos. A redução de salários e o corte de gastos terá um alcance que vai dos jogadores até o mais alto dos executivos.

O diretor geral Cristiano Koehler permanecerá no Vasco neste ano – apesar de o presidente Roberto Dinamite ter sofrido pressão de conselheiros por sua demissão. No entanto, terá o salário reduzido. Ele garante, entretanto, não se incomodar com essa questão e lembra que a nova política será importante para o futuro do clube.

- Há uma série de questões internas sendo discutidas. Entre elas, o reajuste de salários. Todo o clube vai passar por uma reestruturação financeira, e isso também me atinge - ressaltou Koehler.

Em relação ao futebol, a previsão é que a folha salarial seja reduzida em cerca de R$ 1,5 milhão, o que implica na provável saída de alguns jogadores que ainda têm contrato com o clube. Além disso, a diretoria estabeleceu um teto salarial para os atletas, de cerca de R$ 150 mil.


sábado, 4 de janeiro de 2014

Ex-zagueiro do Goiás é o novo reforço do Vasco


O Vasco confirmou neste sábado a contratação do zagueiro Rodrigo, ex-Goiás, de 33 anos. Ele ficará duas temporadas em São Januário. Além dele, o time da Colina já tinha anunciado os reforços do goleiro uruguaio Martín Silva e do volante paraguaio Aranda.

Esta é a segunda passagem de Rodrigo pelo futebol carioca. Em 2008, o atleta defendeu as cores do Flamengo, mas foi prejudicado por uma lesão no braço. 

O jogador também já defendeu São Paulo, Grêmio e Internacional. Fora do Brasil, jogou no Dínamo de Kiev, da Ucrânia.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Destaques da base são vistos como joias raras no Vasco

Entrar em uma dieta urgente, encontrar um novo amor, juntar dinheiro para uma viagem de férias, virada de ano de brasileiro é sempre marcada por algumas promessas, mesmo que algumas delas fiquem apenas com status de desejo. No futebol o panorama não é diferente. Toda mudança de ano é assim, muitos jogadores surgem e são tidos como futuras estrelas, craques, ou esperança para os clubes.

No Vasco esta situação é ainda mais latente, afinal de contas, o clube carrega consigo um lema do ex-presidente cruzmaltino Cyro Aranha de que "enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal."

Para a temporada de 2014 muitos garotos que recentemente defenderam as cores do Vasco nas categorias de base poderão ter finalmente uma chance entre os profissionais, casos  do goleiro Jordi, dos laterais Richard e Lorran, dos meias Danilo e Marquinho do Sul e so atacante Renato Kayser.

Enquanto outros que já tiveram algumas chances em 2013 e querem se firmar ainda mais com o técnico Adilson Batista, como Jomar, Luan, Henrique, Jhon Cley e Thalles.

De todos estes nomes, o único que ainda não tem sua situação completamente definida com o Vasco é o atacante Renato Kayser. A jovem promessa está emprestado pelo Deportivo Brasil até o dia 31 de janeiro, data limite para o Cruzmaltino desembolsar R$300 mil por 50% dos direitos do atleta.

Já o volante Danilo, apesar de ganhar essa oportunidade, está de malas prontas para a Europa. O jogador já foi negociado com o Braga-POR e deve permanecer no Vasco até o meio do ano.

As promessas estão lançadas, resta saber de que forma o projeto será encarado e se esses promessas de fato se tornarão uma realidade já em 2014.

Em 2009, Vasco revelou joias

Em 2009, a situação do Vasco era bem parecida com a de 2014. O clube disputou a Série B do Campeonato Brasileiro e acabou tendo que usar alguns jogadores da base. Na época, Alex Teixeira e Philippe Coutinho tiveram suas oportunidades e não decepcionaram. Os dois acabaram sendo peças importantes para o título da competição e o retorno à Série A.
Coutinho, que já estava negociado com a Inter de Milão, fez 12 partidas com a camisa cruz-maltina na disputa do Brasileiro daquele ano. Já Alex Teixeira atuou em 22 partidas, tendo marcado cinco gols, um deles o do título da competição contra o América-RN.

As promessas do Cruz-Maltino para 2014

Jordi - A maior esperança dos torcedores para 2014. Com atuações memoráveis na Taça BH, o goleiro chamou a atenção dos vascaínos e chegou a ser elevado ao posto de solução para a meta por parte da torcida.

Richard - Com a saída de Fagner, o elenco terá apenas Nei como lateral-direito, o que poderia abrir caminho para o jovem na disputa do Campeonato Carioca.

Jomar - Apesar de fazer parte do elenco que acabou rebaixado este ano, o zagueiro ganhou a simpatia da torcida com suas atuações. Muito vigor e vontade em campo são suas características.

Luan - Titular na reta final do Brasileirão. Apesar de jovem, mostrou personalidade e tranquilidade e deve continuar como opção entre os titulares para 2014.

Henrique - O lateral-esquerdo chegou a ser titular durante um período sob o comando de Dorival Júnior, mas acabou se lesionando e perdendo espaço. Porém, o jovem atleta é constantemente convocado para a seleção brasileira de base e tem o carinho da torcida.

Lorran - Também lateral-esquerdo, é considerado uma joía das divisões de base e já foi elogiado até por Juninho Pernambucano em uma coletiva.

Danilo - Já negociado com o Braga-POR, o volante ficará no Vasco até o meio do ano e deve ser integrado ao elenco profissional até o fim de seu contrato.

Marquinho do Sul - Já vinha treinando com os profissionais em dias de reapresentação quando o técnico Adilson Batista fazia jogos-treino entre os não utilizados e os juniores.

Jhon Cley - Viveu um 2013 de altos e baixos. Campeão da Copa BH com o time de juniores, chegou a ser titular da equipe com Dorival Júnior. Porém desde a partida contra o Santos no Maracanã, deixou de figurar entre os relacionados de Adilson Batista. Voltou para a base, mas deve ser novamente integrado ao elenco profissional.

Thalles - Ganhou chances no time titular na reta final do ano depois de uma bela atuação com direito a dois gols diante do Goiás, pela Copa do Brasil. É considerado um talismã por parte da torcida.

Renato Kayser - Maior artilheiro da base do Vasco em 2013, o atacante está relacionado para o grupo que disputará a Copa São Paulo de Juniores.

Martin Silva é eleito o melhor goleiro das Américas por jornal uruguaio


O goleiro Martin Silva, contratado pelo Vasco para a próxima temporada, foi eleito o melhor goleiro das Américas no ano de 2013 pelo jornal uruguaio El país. O arqueiro foi um dos destaques do Olimpia na campanha do vice-campeonato da Taça Libertadores.

Silva, que defende também a seleção uruguaia, chega ao Vasco com status de solução para uma das posições que mais sofreu críticas no ano que está acabando. Diogo Silva, Alessandro e Michel Alves se revezaram no gol, mas as constantes falhas transmitiam insegurança à torcida.

A seleção montada pelo jornal uruguaio tem como destaque também o Atlético-MG, campeão da Libertadores, que teve quatro jogadores premiados entre os onze melhores.

Fim da semana deverá selar permanência de Edmilson e acerto de Júnior Dutra

Embora seja apenas o segundo dia do ano, o Vasco já terá uma quinta-feira agitada. Após celebrar as festas de fim de ano no Sul do país, Rodrigo Caetano assumirá oficialmente o cargo de diretor-executivo do clube. De quebra, o dirigente deverá sacramentar a renovação de contrato do atacante Edmilson bem como acertar os últimos detalhes da negociação com o meia Júnior Dutra, que estava atuando no futebol belga.

No caso do centroavante, as partes já acertaram as bases salariais e o tempo do vínculo, que será de uma temporada. Resta, somente, a assinatura do documento.Já Dutra tem contrato até o meio do ano com o Lokeren (BEL), mas tentará uma rescisão amigável com a diretoria.

Gringos chegam nesta sexta

O goleiro uruguaio Martín Silva e o volante paraguaio Eduardo Aranda, ambos do Olímpia (PAR), desembarcam amanhã no Rio de Janeiro e, em seguida, seguem para São Januário, onde iniciarão os exames médicos.


A expectativa é a de que o Gigante da Colina apresente os reforços até o dia 6 de janeiro, antes da reapresentação do elenco, que realizará a pré-temporada em Pinheiral, no interior do estado do Rio.

Goleiro Jordi: 'Sinto que pode ser o meu ano'

De cinco torcedores do Vasco, quatro apontam o problema com os goleiros como fator principal para o rebaixamento do clube para a Série B do Campeonato Brasileiro. E desses vascaínos, muitos acreditam que tal dificuldade na meta só ocorreu porque o jovem Jordi, de 20 anos, não foi promovido ao elenco profissional. Em entrevista ao LANCE!, o arqueiro, que se juntará ao grupo principal na pré-temporada, mostrou ter paciência quanto a uma oportunidade na equipe titular, mas afirmou ter grande expectativa para 2014.

– Sinto que pode ser o meu ano. Já vinham cogitando bastante me levar para o elenco profissional, por isso, me dediquei muito no Campeonato Brasileiro Sub-20, que foi minha última competição na base, para quando pintasse uma oportunidade no time principal, estar bem preparado. A expectativa para mim é grande. Se eu tiver chance, será maravilhoso, mas se eu não tiver também, paciência – disse.

Por conta dos problemas no gol, a diretoria do Vasco tratou como prioridade a contratação de um goleiro para a próxima temporada. Nos últimos dias de 2013, o clube correu e acertou com o uruguaio Martín Silva, de 30 anos, destaque do Olímpia (PAR) na Libertadores. Jordi mostrou que entende o motivo do acerto com o arqueiro.

– Por tudo que aconteceu ano passado, pelos goleiros terem tido algumas falhas e a torcida ter criticado bastante esse lado, a diretoria saiu em busca de um goleiro experiente. Eu ainda sou novo, sei que eles apostam em mim, mas queira ou não, um goleiro experiente faz muita diferença. Como eu falei, sei esperar pela oportunidade – destacou.

Jordi foi um dos grandes heróis do Cruz-Maltino no título da Taça BH de Juniores deste ano. Ele defendeu quatro penalidades, sendo uma delas na finalíssima da competição, contra o Vitória. Para o arqueiro, este destaque só foi possível graças ao preparador Carlos Germano, que é um dos maiores goleiros da história do Vasco, e a quem Jordi tem como ídolo.

– Um dos motivos de eu ter pego quatro pênaltis na Taça BH foi graças ao Carlos Germano. Ele me deu muitas orientações durante a competição. O Germano é um ídolo para mim. Desde que comecei a treinar entre os profissionais, ele me ensina bastante coisa. Realmente ele entende muito da posição, como grande goleiro que foi, e muito de Vasco, por todos os anos que viveu no clube – ressaltou Jordi.

Contrato renovado por três anos

Com o destaque na Taça BH de Juniores, Jordi chamou atenção. Ciente disso, a diretoria do Vasco agiu rapidamente e, dias após a competição, renovou o contrato do arqueiro, que iria até dia 25 de fevereiro de 2014, por mais três temporada.

Quando aumentou o vínculo de Jordi com o Cruz-Maltino, Fábio Costa, seu empresário, destacou que o arqueiro vinha recebendo sondagens de outros clubes, mas a vontade do jogador em ficar no Vasco acabou prevalecendo.

Na ocasião, o próprio goleiro, que chegou ao clube em seu primeiro ano de Juvenil, destacou que não tinha pressa e que seu objetivo era fazer história pelo Vasco.

Jordi está na Colina há pouco mais de três e, em meio as dificuldades que o clube passou em 2013, se receber a sonhada oportunidade na equipe principal, tem que fazer por onde toda essa confiança depositada pela diretoria e comissão técnica vascaína.

Goleiro ganha carro

Por conta da ascensão na carreira, Jordi ganhou um verdadeiro presentão de seus empresários. O goleiro foi agraciado com um carro, modelo Chevrolet Onix, novinho em folha. O jovem destacou que o regalo foi fruto de um ano muito bom e agradeceu pela "moral" dada por seus agentes, até porque a partir deste ano estará muito mais em evidência.

– Meus empresários me deram uma moral (risos). E, graças a Deus, reconheceram que foi um ano muito especial para mim. Conquistei muitas coisas boas e fui presenteado por eles com um belíssimo carro e eu fiquei muito feliz. Não tinha como ser diferente. Só tenho a agradecer – destacou.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...